Depilação: a laser x luz intensa pulsada


Mulherzinha iLTDA traz hoje um tema bem atual: as famosas técnicas de depilação a laser e com  luz intensa pulsada. E saibam que não são a mesma coisa, ok?
Já faz um tempo que eu estava preparando algo sobre esse assunto, mas só agora (após minha  segunda sessão) é que resolvi fazer a postagem.
O post será bem extenso, meninas, mas pretendo fazer algo bem completo: especificar essas duas  técnicas, contar a minha experiência e esclarecer algumas dúvidas que, assim como eu, vocês  também podem ter sobre esse assunto. 


Começamos então com a depilação a laser, de acordo com especialistas:
- Esse método elimina os pelos porque sua energia térmica em forma de luz é atraída e captada  pela melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração, e destrói ou  retarda a capacidade de o folículo produzir um novo fio. Por isso, quanto mais escuro o pelo,  melhor o resultado. Há vários tipos de laser (Diodo, Rubis, Alexandrite, etc) e a diferença  entre eles está na energia que cada um emite para se adaptar aos vários tipos de pelo, peles e  áreas de intervenção. A aplicação causa um certo desconforto em cada disparo, mas a dor depende  da sensibilidade de cada mulher, da área a ser depilada, do período do ciclo menstrual, entre  outros fatores. Há também pessoas que usam anestésicos locais para diminuir esse desconforto.  Antes de iniciar o tratamento: o ideal é ficar pelo menos três semanas sem tomar sol; depilar  as áreas escolhidas com gilete pelo menos 1 dia antes; e não passar nenhum creme, desodorante,  perfume ou qualquer outro produto antes de cada sessão. Depois de cada sessão: é preciso  hidratar bem a pele com creme; utilizar apenas desodorantes sem álcool (os roll-on e em creme  são os mais indicados); utilizar protetor solar de FPS 50 e aplicar pelo menos três vezes ao  dia; à noite, também utilizar um creme no rosto; e não esquecer de evitar tomar sol pelo menos  por uns 15 dias. Se nascerem outros pelos durante o tratamento, pode-se depilar com gilete, mas  nada de cera ou pinça, ou seja, nada de arrancar o pelo pela raiz. A depilação não é  definitiva, alguns pelos podem voltar a nascer após algum tempo, só que em bem menos  quantidade, mais claros e finos. Sendo assim, pode ser necessária uma manutenção anual para  aqueles pelinhos teimosos que insistirem em aparecer.

E agora, a depilação com luz pulsada, também de acordo com especialistas:
- A luz pulsada não é um tipo de laser e não funciona como tal, na verdade, seu uso inicial era  para melhorar o aspecto da pele já que a luz emitida provoca a produção de colágeno, fazendo  com que a pele regenere rapidamente. Ela funciona com um amplo espectro de luz e com a  liberação de vários comprimentos de onda que afetam vários tipos de estruturas subjacentes da  pele. A luz intensa pulsada é transformada em calor que vai até o folículo piloso, desativando  as células que provocam o crescimento do pelo, removendo-os de forma segura, rápida e com um  desconforto bem menor (quando comparado à depilação a laser). Durante o tratamento, a  quantidade de pelos da área diminui e os que restam nascem mais finos e fracos. Os cuidados pré  e pós depilatórios são praticamente os mesmo da depilação a laser. Antes de cada sessão:  depilar a área com lâmina um dia antes (até a 3ª sessão); evitar exposição ao sol 10 dias  antes; nada de cremes, desodorantes e afins; usar roupas leves no dia da aplicação; para  pessoas com problemas de foliculite (pelos encravados) deve-se esfoliar uma vez na semana da  depilação. Depois de cada sessão: evitar praticar esportes e saunas nas 48 horas seguintes,  isso porque a fotodepilação trabalha com calor, sendo importante que a pele não recebe mais  calor; usar creme hidratante; desodorantes sem álcool; filtro solar sempre e acima de 30 FPS;  evitar o sol nos 15 dias seguintes; durante o tratamento depilar-se apenas com lâmina. É  necessária uma manutenção trimestral, semestral ou anual (varia de pessoa para pessoa).

* Em ambos os métodos, deve-se:
- verificar seu fototipo de pele (peles morenas, bronzeadas e negras, por exemplo, tem uma  tendência maior a ficarem manchadas após uma sessão a laser)
- verificar se você se enquadra em situação de contra-indicações (bronzeamento da pele,  gravidez, amamentação, doenças de pele, sistema de imunização debilitado, pelos descoloridos,  câncer de pele, diabetes, tatuagens e micro-pigmentação, uso de medicamentos antibióticos ou  para pressão arterial e coração, prótese metálica, uso de ácidos, retinol ou isotretinoína  oral, tratamentos de quimioterapia e radioterapia, peelings químicos, ácido glicólico,  resurfacing com laser de érbio ou de CO2 nos últimos 6 meses).


Minha experiência

Tenho pelos bem grossos e escuros, culpa da descendência oriental. Cansei de testar os tipos de  depilação tradicional (ceras quente e fria, gilete, cremes depilatórios, pinça) e não ter  resultado contra os meus pelos encravados. Sofria demais com aqueles pelinhos nascendo por  dentro da pele, aquelas bolinhas vermelhas, manchas na pele e feridinhas de tanto cutucar os  benditos... Passava esfoliante, pedra pomes, bucha vegetal, mas de nada adiantava.
Um belo dia, naqueles sites de compra coletiva, encontrei duas ofertas que fizeram meus  olhinhos brilharem. Uma era de um pacote de 25 sessões de depilação a laser em 5 áreas do corpo  (então seriam 5 sessões em cada área) e a outra era de um pacote de 12 sessões de depilação com  luz intensa pulsada podendo escolher 2 áreas (então seriam 6 sessões em cada uma). Mas calma,  meninas. Não é porque gostei das ofertas que comprei na mesma hora. Primeiro pesquisei sobre as  clínicas, li na internet artigos sobre a eficiência desses tipos de depilação, se realmente ia  funcionar no meu caso (pelos grossos e bem escuros), considerei o fato de serem necessárias, no  mínimo, seis sessões pra dar algum resultado, perguntei pra pessoas que já fizeram... E, por  fim, comprei os pacotes.
As áreas escolhidas foram: buço, queixo, axila, linha alba e virilha completa - para o laser -  e mamilos e perianal - para luz pulsada.

Minha primeira sessão do laser foi no dia 22/07, no Centro Brasiliense de Laser  (http://www.cblaser.com.br/). Gostei da clínica, do atendimento, esclareceram minhas dúvidas e  tenho um aviso: os dermatologistas de lá são todos homens. Então se você, mulherzinha, é mais  tímida ficaria, no mínimo, mais acanhada ao fazer certas áreas. Eu não me importei, até porque  já tinha comprado meu pacote. Continuando... O laser utilizado foi o Cutera. Uma "pistolinha"  que dispara os jatos de laser que queimam o folículo piloso até a raiz. Fui preparada para a  dor já que não havia tomado nem passado nenhum tipo de anestésico. E não vou mentir pra vocês:  dói demaaais! O processo é bem rápido, poucos minutos por áreas. No buço e na virilha que são  áreas mais sensíveis e perto de mucosas foram mais doloridos. Na axila os pelos são mais  grossos, então o laser capta bem a pigmentação e, por isso, dói bastante também. No queixo e na  linha alba não senti tanto. A raiz de alguns pelos "saltam" pra fora e são retiradas junto com  o gel que é passado na pele. A sensação da aplicação é horrível, meninas, como se várias  agulinhas quentes te furassem. Você sente a pele e o próprio pelo queimando, ardendo. Mas digo  que é uma dor suportável e que passa algum tempo após a sessão. Cheguei em casa, tomei banho e  tratei logo de me lambuzar de hidratante e protetor solar. Ah! O desodorante que passei a  utilizar é em creme. Ao contrário do que muitas pessoas acham, os pelos não caem assim que é  feita a aplicação do laser e eles nascem consideravelmente após a primeira sessão. Eu estranhei  a demora dessa queda e, principalmente, desse crescimento insistente, mas li que somente após  umas duas semanas é que eles começam a cair e que eu podia passar a lâmina. Dito e feito!  Passei a gilete uma única vez quando fiquei incomodada com aqueles chatinhos. Mas durante um  banho, passei a bucha na axila e lá estavam os benditos pelinhos, caindo finalmente. Quando  passei o hidratante lá vieram mais uns muitos deles. E assim foi por mais alguns dias até que  todos os pelinhos tinham sumido. O intervalo entre cada sessão é de 30 dias, no mínimo. O meu  foi de 45 dias por causa da agenda da clínica, mas durante esse intervalo não tive problemas  maiores e todos os pelos tinham sumido, além do clareamento da minha pele e de que os pelos  encravados se foram. Pra uma primeira sessão, eu fiquei super safisfeita com o resultado.
A minha segunda sessão foi dia 03/09, ou seja, bem recente mesmo. Dessa vez o laser utilizado  foi o Light Sheer, mais potente que o Cutera. Nessa sessão o buço foi menos dolorido (o  dermatologista me explicou que nessa área o pelo é mais fino e que, por isso, o Light Sheer não  faz doer tanto). Queixo e linha alba foram do mesmo jeito. Agora virilha... Oh God! Que dooor,  que dor, que dor! Meninas, quando digo virilha é completa mesmo, ok? Escolhi assim, mas cada  uma opta por um jeito e cada clínica faz de um jeito (mais cavada, menos cavada, incluindo  grandes lábios ou não, apenas a linha do biquíni, etc). Na axila também foi bem dolorido, mais  que no Cutera. Além da dor mais intensa, fiquei com uns "machucadinhos com casquinha" e logo  após a sessão senti uma ardência em ambas as áreas. O dermatologista disse que é normal, pela  potência do laser e que após uns dias iriam sumir os machucadinhos. Cheguei em casa, tomei  banho e passei hipoglós (sim, aquela pomadinha pra bumbum de neném) pra aliviar. Ainda tô  aguardando melhorar e logo conto pra vocês o resultado dessa segunda sessão.
Dor faz parte... Afinal, ser mulherzinha é assim mesmo, né? A gente sofre pra ficar bonita.  Mas, no final, vale a pena! Super recomendo a depilação a laser!

A primeira sessão de depilação com luz intensa pulsada foi feita na Corps Lisse  (http://corpslisse.com.br) no dia 28/07. E a segunda no dia 03/09, no mesmo dia que fiz à  laser. Também gostei da clínica e da profissional que me atendeu. Perianal e mamilos são áreas  bem sensíveis, mas nesse método a dor é bem menor. Não são pequenos disparos que queimam um a  um, como no laser, mas sim um grande disparo que contempla uma área maior da pele. Então a dor  é mínima e de uma única vez. O resultado é semelhante ao da depilação a laser. Não tenho do que  me queixar. Nada de dor, nada de ardência, nada de incômodo. E o cuidado foi o mesmo: bastante  hidratação com creme. Também super recomendo a depilação com luz pulsada!


Bom, é isso, queridas.
Antes de eu fazer esses procedimentos tive muitas dúvidas, mas procurei esclarecê-las antes.  Creio que muitas mulherzinhas também estão nessa, então espero ter ajudado vocês ao contar  minha experiência e dar uma geral sobre esse assunto.
Comentem e, se tiverem mais alguma dúvida que eu possa esclarecer, estarei à disposição!

Beijos e sintam o prazer de poder não se preocupar com pelinhos chatos após
a depilação a laser  ou com luz pulsada!

5 comentários:

Anônimo,  6 de setembro de 2011 às 19:54  

que blog podre !

Ana Luísa,  19 de setembro de 2011 às 11:42  

Que coragem, Aline!!!
Sério, eu morro de vontade de fazer depilação definitiva (não tanto pelo incômodo da depilação em si, mas por causa dos pêlos encravados). Mas eu tenho muito medo de não funcionar, de manchar a pele ou de doer demais.
Acho que depois desse post eu vou até me inspirar pra fazer tbm.
Vc já sabe se só as 5 sessões serão suficientes??

Mulherzinha iLTDA 19 de setembro de 2011 às 11:51  

Oi Ana!
Que bom ter você por aqui! (:
Pois é... Põe coragem nisso. Haha
Mas vale muito à pena!
O recomendável são 6 sessões, no mínimo, pra poder enfraquecer a raíz do pêlo. Mas isso depende muito da estrutura do fio de cada pessoa também. No meu caso, que são pêlos bem grosso, na primeira sessão eu já vi um resultado muito bom, sabe? E agora na segunda nem te conto... Melhor ainda!
Então invista mesmo, acho ótimo!
Mas pesquisa clínicas especializadas mesmo pra não correr riscos.
E depois vem aqui me contar, ok?
Beijo

Juliana Santos 26 de setembro de 2011 às 15:48  

Parabéns, Aline. Sua matéria está ótima.
Esclareceu bastante as minhas dúvidas.
Continue nos informando de como está sendo o seu processo de depilação.
Sucesso ao blog! =*

Mulherzinha iLTDA 26 de setembro de 2011 às 15:59  

Obrigada, Juliana Santos! (:
Fico feliz por saber que pude contribuir e esclarecer as dúvidas de você e de outras meninas (e meninos que também me dizem que visitam o blog).
A terceira sessão tá chegando e contarei sobre meu processo até o fim. Continue acompanhando, flor!
Beijo

Postar um comentário

  © Mulherzinha iLTDA

Design by Emporium Digital